04.11.20 / Beleza

Esportes e superação

Esportes e superação

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos é fundamental para uma vida saudável, inclusive mentalmente. A paixão de alguns por movimentar-se é tanta que chega a ser um ponto de transformação de vida, muito comumente associada a histórias de superação. Histórias que inspiram outros a fazerem o mesmo, às vezes de forma diferente, mas com um objetivo em comum: vencer os próprios desafios.

Aí você se pergunta: “Ah mas eu não tenho preparo para praticar esporte”, “Já estou velho pra isso”, “Não tenho muitos recursos…” A verdade é que a única coisa que você precisa é: começar. E depois que você der o primeiro passo, muito provavelmente irão aparecer obstáculos atrás de obstáculos, mas é justamente isso que vai te motivar a nunca desistir e ir sempre além.

Apesar de a autoconfiança ser um fator imprescindível, contar com o apoio de outras pessoas também é algo muito importante. Às vezes uma pequena palavra de incentivo já é suficiente para alguém que está determinado, mas precisa de um empurrãozinho. E essa determinação surge de alguma dificuldade a ser superada, seja ela de natureza sócio-econômica, física ou mesmo emocional. O combustível que move tudo isso é a inconformidade de ficar parado e estagnado, pois a vida é um movimento constante, e se você quer chegar em algum lugar, é preciso se movimentar, literalmente.

O esporte acaba se tornando uma influência no comportamento do indivíduo, sendo capaz de moldar sua visão e forma de agir perante alguns aspectos da vida. Praticar um esporte exige disciplina, comprometimento e foco, então a pessoa acaba espelhando essas atitudes para o dia a dia, se tornando um cidadão mais consciente.

É inegável que o esporte é um dos pilares da cultura de um povo. Atualmente, existe uma diversidade muito grande de esportes, que exploram inúmeras habilidades humanas, alguns envolvem grande contato físico e agilidade, outros estão ligados a um perfeccionismo milimétrico. As lutas por exemplo se baseiam no objetivo de derrotar o oponente. Todos eles estimulam a competitividade e transmitem uma imagem de “ser melhor que o outro”.

Mas a pergunta é: O que é vencer? Quando você é derrotado num jogo, isso faz de você um perdedor? Jamais. Vencer não significa exclusivamente ter o melhor desempenho entre todos, mas sim dar o melhor de si. Vencer é derrotar o inimigo dentro de você, superar suas próprias barreiras e limitações. O simples fato de ter a oportunidade de estar praticando o esporte já é uma grande vitória para muitos.

Mas é preciso se atentar a um detalhe: Em primeiro lugar é necessário conhecer e respeitar seu corpo e mente. Podemos – e devemos – nos desafiar sempre a ir além, mas desde que isso não tenha resultados destrutivos para a nossa saúde. É uma grande balança entre a insegurança e a prepotência. Se de um lado temos de quebrar alguns medos internos para evoluirmos, por outro não podemos deixar que um excesso de confiança faça tudo ir pelo ralo. É preciso ter conhecimento, preparo, dominar a técnica e saber muito bem o que está se propondo a fazer! Sua saúde sempre será prioridade.

Existem muitas pessoas que são exemplos de superação e nos inspiram a buscar a qualidade de vida que conquistaram através do esporte. Pessoas que largaram vícios, superaram limitações físicas, transformaram a sua realidade. Todos nós podemos e devemos nos exercitar para o nosso próprio bem. Se o mundo não para, nós também não podemos parar!

Seja qual for o seu desafio, a Above está sempre com você. É sobre suar na vida, e não na roupa.

A linha Sport Energy da Above tem foco para o público amante de práticas esportivas, com antitranspirantes que protegem por 48h através de uma fórmula de alta performance que não contém álcool e triclosan.

Além disso, o Ice Massageador e Adesivo Antisséptico são itens que vão complementar os seus cuidados.

 

 

Produtos que você pode gostar