Senso de coletividade e respeito à biodiversidade da região são apenas alguns dos pontos fortes da sul-mato-grossense!
A Dona Julia é uma pantaneira de muita garra, esforço e suor. Nascida e criada na região, a líder comunitária e presidente da associação das mulheres produtoras da APA (Área de Proteção Ambiental) de Baía Negra, no Mato Grosso do Sul, colabora com o sustento de 40 famílias ribeirinhas.
Uma de suas funções na comunidade é o preparo de doces e alimentos, produzidos com ingredientes regionais que traduzem alguns dos sabores únicos do Pantanal. A diversidade dos preparos conquista o paladar dos turistas e contribui para a conscientização e preservação do meio ambiente.
Porém, desde a chegada da pandemia e com as atuais queimadas no Pantanal, o sustento das famílias da região vem sendo muito prejudicado. A queda no número de turistas também impactou a conclusão da cozinha comunitária, projeto desenvolvido para facilitar o trabalho das cozinheiras da região.
Mas todas essas dificuldades não foram capazes de abalar Dona Julia. Suas ações para cuidar dos membros de sua comunidade inspiram todos ao seu redor, e claro, pessoas de todo o Brasil. Quer saber mais sobre essa comovente história de superação? Então clique aqui e confira!
Estudo revela que produtos cosméticos que contém alumínio não...